sábado, 16 de novembro de 2013

Desça do muro

Você se encontra em cima do muro? Bem, talvez você se pergunte do que estou falando. Ficar em cima do muro significa não tomar posição em determinada situação. Muitas pessoas permanecem a vida toda em cima do muro, quando o assunto é tomar uma decisão em viver para Cristo completamente. Mas não basta ficar em cima do muro - é preciso descer dele.

A Bíblia nos conta a história de uma mulher que vivia em cima do muro - literalmente. Seu nome era Raabe. Raabe era uma prostituta que vivia em Jericó. Jericó era uma cidade com grandes muros. Nestes muros havia casas e em uma delas vivia Raabe. Sim, os muros de Jericó eram tão largos que havia casas nele. E Raabe morava em uma delas. Em certo momento de sua vida, pessoas desconhecidas apareceram em sua casa. Eram espiões israelitas. Raabe já havia ouvido falar sobre as conquistas dos israelitas e sobre o que o Senhor Deus havia feito na fuga deles do Egito, ao parar as águas do mar para que eles passassem.

Enquanto estes homens estavam em sua casa, Raabe os escondeu dos homens enviados pelo rei de Jericó, a fim de que não os descobrissem. E antes de deixá-los partir ela disse: "Sei que o Senhor lhes deu esta terra. Vocês nos causaram um medo terrível, e todos os habitantes desta terra estão apavorados por causa de vocês. Pois temos ouvido como o Senhor secou as águas do mar Vermelho perante vocês quando saíram do Egito, e o que vocês fizeram a leste do Jordão com Seom e Ogue, os dois reis amorreus que aniquilaram. Quando soubemos disso, o povo desanimou-se completamente, e por causa de vocês todos perderam a coragem, pois o Senhor, o seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. Jurem-me pelo Senhor que, assim como eu fui bondosa com vocês, vocês também serão bondosos com a minha família. Deem-me um sinal seguro de que pouparão a vida de meu pai e de minha mãe, de meus irmãos e minhas irmãs, e de tudo o que lhes pertence. Livrem-nos da morte". Este texto encontra-se em Josué 2.9-13.

Raabe creu no poder de Deus para tomar aquela terra e pediu que poupassem a vida de seus familiares. Então, os espiões voltaram para o líder dos israelitas - Josué. Josué era o sucessor de Moisés, o responsável por levar o povo de Deus à conquista da Terra prometida. Depois de alguns dias, Josué guiou os israelitas para conquistar Jericó. Raabe não havia contado a ninguém sobre os israelitas, como havia prometido aos espiões (Js 2.14-21) e estava à espera do dia em que eles destruiriam a cidade de Jericó, mas seus familiares seriam poupados. Bastava a ela colocar um pano vermelho na janela para que fosse identificada a sua casa e assim cumprido o acordo.

Deus ordenou aos israelitas que andassem em volta de Jericó por 7 dias e apenas no sétimo gritassem com todas as forças e assim eles fizeram. Então os muros de Jericó caíram. Não todas as partes dos muros, pois a casa de Raabe permaneceu em pé, mas parte suficiente para que o povo de Israel entrasse e atacasse. Os israelitas atacaram e só pouparam a Raabe e aqueles que estavam com ela. O texto de Josué 6.22-23 nos diz: "Josué disse aos dois homens que tinham espionado a terra: 'Entrem na casa da prostituta e tirem-na de lá com todos os seus parentes, conforme o juramento que fizeram a ela'. Então os jovens que tinham espionado a terra entraram e trouxeram Raabe, seu pai, sua mãe, seus irmãos e todos os seus parentes. Tiraram de lá todos os da sua família e os deixaram num local fora do acampamento de Israel".

Raabe e sua família haviam sido salvos da destruição pela certeza de Raabe de que Deus daria a vitória ao seu povo. Ao colocar um pano vermelho ela demonstrou que cria que os israelitas destruiriam Jericó e assim ela seria poupada da destruição junto de sua família. Mas, Raabe poderia ter ficado em casa. Os espiões poderiam ter entrado na casa dela e ter chamado ela e seus familiares para fora de casa e ouvir a resposta: "por favor, nos poupem, mas nos deixem morar aqui. Nós somos cidadãos de Jericó, passamos a vida toda aqui. Nós queremos ser salvos mas não queremos abandonar a nossa vida. Eu quero continuar sendo prostituta nesta cidade". Eles com certeza teriam poupado a vida dela e a deixado lá com sua família. Esta era a promessa - livrá-los da morte.

Mas Raabe não disse isso. Ela seguiu os espiões até um lugar seguro. E não só isso. Josué 6.25 diz: "(...) Josué poupou a prostituta Raabe, a sua família, e todos os seus pertences, pois ela escondeu os homens que Josué tinha enviado a Jericó como espiões. E Raabe vive entre os israelitas até hoje". Raabe seguiu o povo para a conquista da Terra prometida. Ela poderia ter voltado depois da destruição de Jericó para a sua casa, para a sua vida, em meio à destruição, para permanecer com os mortos na sua antiga vida. Ela, no entanto, seguiu a sua vida com os israelitas. Passou a fazer parte do povo de Deus. Abandonou a sua vida de pecados e seguiu a Josué com o restante do povo de Deus em busca da conquista da Terra prometida. Ela desceu do muro e tomou a decisão mais importante de sua vida.

Assim como Raabe antes dos espiões aparecerem em sua vida, há muitas pessoas vivendo em cima do muro. No entanto, ao contrário dela, estas pessoas não sabem que os muros ainda fazem parte da cidade. Ou seja, viver em cima do muro é ter tomado uma decisão. São pessoas que estão entre a decisão de continuar vivendo como se Deus existisse mas não fizesse nenhuma diferença em suas vidas ou descer do muro e seguir o povo de Deus. Se Raabe permanecesse em cima do muro ela estaria tomando a decisão de permanecer em Jericó. Da mesma forma, se você permanecesse em cima do muro em relação a viver com Jesus, você também já está tomando a decisão de continuar escravo do pecado.

Raabe pôs um pano vermelho para que não fosse morta, mas se ela não tivesse seguido a Josué com o povo, ela teria continuado em Jericó, vivendo em meio à morte. Da mesma forma, não basta apenas dizer que crê em Cristo, dizer que ama a Deus e voltar a viver em cima do muro. É preciso descer do muro e seguir com o povo.

Outra coisa interessante é o nome Josué. Em hebraico Josué é Joshua. Jesus também é Joshua em hebraico. Joshua significa salvador. Ou seja, Raabe precisava descer do muro, se juntar ao povo de Deus e seguir o salvador em busca da conquista da Terra prometida. Da mesma forma, você também precisa descer do muro, se juntar ao povo de Deus e seguir o salvador em busca da conquista da Terra prometida. E em ambos os casos a vitória era garantida. Deus já havia prometido que a Terra era de Israel, ou seja, eles já possuíam a Terra. Era questão de tempo para desfrutar dela. O próprio Deus seria o conquistador daquela Terra prometida. Semelhantemente Deus já prometeu o Céu, ou seja, aqueles que fazem parte do povo de Deus seguindo ao salvador, Jesus, já possuem a Terra prometida. É apenas questão de tempo para desfrutar dela.

No entanto, se Raabe não tivesse descido do muro e seguido em frente em uma nova vida ela jamais teria desfrutado dessas bênçãos. E seu nome não estaria na genealogia de Jesus. Sim, em Mateus 1.5 Raabe aparece na genealogia de Jesus. Raabe foi mãe de Boaz, bisavô de Davi. Da mesma forma, o seu nome pode aparecer em uma lista muito importante - a lista dos que vão para o Céu. Seu nome pode estar no livro da vida. Mas cabe a você a decisão de descer do muro.  Qual será a sua decisão? Vai continuar em cima do muro e ver o salvador passar levando seu povo à Terra prometida? Ou vai descer do muro, abandonar a sua vida de pecados e viver uma nova vida, seguindo a Jesus Cristo, vivendo com o povo de Deus e desfrutando das bênçãos da salvação? A escolha é sua. Ela é para hoje. Amanhã pode ser tarde demais!

Pense nisso. E que Deus o abençoe!

Por: Pr Cléber Ribas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM CHAMADO A SEGUIR JESUS

“Depois de assim falar; acrescentou-lhe: Segue-me” Jo 21.19b O Evangelho de Jesus Cristo Segundo João, além de não ser considerado um e...